Swift - Nova linguagem de programação da Apple

Fabio Bombonato // segunda-feira, 2 de junho de 2014



Na WWDC 2014 de hoje (02/06/14) a Apple falou sobre seu ambiente de desenvolvimento Xcode, que tem como base a linguagem Objective-C, mas apresentou um slide com o dizeres "Objective-C without the C". E foi assim que introduziram uma nova linguagem de programação denominada Swift.

Swift é uma linguagem rápida, moderna, segura e interativa. Fazendo um comparativo de desempenho dele frente ao Objective-C e Python com grandes ganhos. 



E também apresentou um slide com inúmeros recursos que transforma em uma linguagem supermoderna, dentre elas o suporte a Closures, Generics, Namespaces, Type interface, Multiple return types, functional patterns, REPL (Read-Eval-Print-Loop), interactive playground, etc.



Trabalha como uma linguagem nativa ao Cocoa e ao Cocoa Touch, compilada com LLVM, autovetorizada, gerenciamento de memória ARC e mesmos runtimes e compiladores permitindo que rodem em conjunto a códigos em Objective-C existentes.



Achei interessante a parte do recurso chamado de "interactive playground", tornando o desenvolvimento bem interativo; aparentemente ao desenvolver um código em Swift na barra lateral da IDE mostra alguns dos resultados da programação em tempo real. como impressões, tamanho de objetos (altura e largura), imagens como conteúdo dos arrays. 


Também apresenta previews e gráficos indicativos dos resultados do que foi programado.
 


Além da linguagem, ele comentou sobre dois novos kits para desenvolvimento de jogos casuais, o SpriteKit, para trabalhar com fontes de luz, física, kinematics, etc e o SceneKit, que irá trabalhar com as cenas 3D.


Foi dito que estará disponível para uso junto com o lançamento do novo MacOS. Vamos esperar - ansiosamente - para averiguar mais detalhes desta linguagem moderna segundo a Apple.

0 comentários